FANDOM

Esta página explica como acrescentar páginas nesta wiki. Você terá que ler esta página primeiro, e só recorrer aos administradores ou outros usuários, se ainda não entender como adicioná-las.

Como funciona a nossa wikia? Edit

Quando você  está navegando na nossa wikia, como agora, as páginas mostrarão o seu idioma, que você escolhe em Special:Preferences. Se você está lendo esta página, no geral significa que o seu idioma é português do Brasil ou um dos idiomas que não traduzimos ainda. Se encontrar uma página em inglês na wikia, isso significa que ainda não foi traduzida para o seu idioma.

Também pode ser possível que termine diretamente em uma subpágina de uma página na nossa wiki, por exemplo Add/en, e neste caso sempre lhe mostrar em um só idioma. Essas subpáginas são de fato as que fazem ver um idioma quando você navega pelas nossas páginas. A página base contém uma predefinição que soma bandeiras na parte superior, e um pedaço de código com a subpágina que precisa ler.

Devido a isso, todo o texto da página encontra-se em subpáginas. Estas subpáginas precisam serem criadas e editadas, antes de poder vê-las no seu próprio idioma. Esta página explica como fazer: leia-o cuidadosamente, e se ainda tem perguntas após isso, está livre a perguntar a um dos administradores.

Nota: este sistema é usado para namespace:0. Categorias, blogues e mensagens de MediaWiki funcionam de forma diferente; você pode vê-los na parte inferior desta página.

Passos para acrescentar uma páginaEdit

  1. Criar a página no local adequado (geralmente numa subpágina).
  2. Traduzir a página em inglês ao seu idioma na nova página criada.
  3. Pedir a um administrador para acrescentar a página ao espaço MediaWiki.
  4. Acrescentar a bandeira do seu idioma à página.

Passo 1: Criar Edit

O primeiro passo é criar a página no seu próprio idioma. Você pode fazer isso acrescentando o prefixo do seu idioma (por exemplo pt. ou gl.) e anexá-lo, em minúsculas, ao final da URL. Para caso: para traduzir Babel de inglês a português, vá para Babel/pt.

Para criar esta página, clique em Criar (botão na parte superior da página). Uma vez que está a editar, pode copiar o conteúdo de (nome da página)/en para a sua página nova, verificando que está a utilizar a mesma codificação e formato.

Passo 2: Traduzir Edit

Agora que tem a página correta, pode começar traduzir o conteúdo. Isso é provavelmente a parte mais fácil pelo texto do idioma desejado. Inclusive se traduzir só a metade, não é nenhum problema pois os outros podem fazer o resto após você.

Passo 3: Petição de MW Edit

Quando publicar a página, um administrador precisará acrescentar o seu idioma no espaço MediaWiki para que funcione. Só tem de enviar a página que criou no mural de mensagens de um administrador e pedir-lhe que acrescente o seu idioma. Normalmente, o administrador responderá em um dia (24h).

Passo 4: Bandeiras Edit

Enquanto espera a uma resposta, pode voltar à página principal da sua tradução. Usando {{Flagnav}}, edite a página principal e acrescente o seu idioma. Por exemplo, se deseja acrescentar PT e GL, faria:

{{Flag-nav
|en
|pt
|gl
}}

Para uma documentação completa, por favor visite esta predefinição. Se o seu idioma não está na lista, por favor contate um administrador.

Exceções Edit

  • Os blogues seguem outro formato: User blog:Yatalu/Blogue qualquer teria de ser traduzido em User blog:Yatalu/Blogue qualquer/xx. Demais só os administradores e o escritor do blogue podem acrescentar um idioma neste blogue.
  • Traduções para mensagens MediaWiki: mensagens (por exemplo MediaWiki:Wiki-navigation-int) teriam de ser traduzidas diretamente no mural de mensagens de um administrador, ou na página de discussão da página MediaWiki.

Perguntas Edit

Tem alguma pergunta? Não entende como funciona? Você sempre pode pedir uma explicação mais detalhada aos nossos usuários em português aqui ou aos administradores.

Ad blocker interference detected!