FANDOM

WLB 020

É que queres saber o que é a Brigada de Idiomas da Wikia? Estás no sítio correcto! Aqui, poder-te-ás informar sobre o que somos e sobre a nossa história, bem como o que fazemos e no que nos podes ajudar.

Informação Edit

Sobre o nome Edit

O nome, Wikia Language Brigade (Brigada de Idiomas da Wikia), foi inventado por Albugineous e conforma-se de três partes:

  • Wikia – trabalhamos em Wikia: no nosso wiki e no teu wiki, em qualquer wiki que precise de ajuda.
  • Language – traduzimos e revisamos em todos os idiomas existentes.
  • Brigade – somos uma brigada, uma equipa: muitas mãos tornam o trabalho mais fácil, e os nossos colegas obterão vantagens.

Isto quer dizer que somos uma equipa de gente que trabalha na Wikia para ajudar a traduzir/corrigir qualquer idioma para melhorar as comunidades da Wikia.

Por outra parte, também é um projecto voluntário dos nossos brigadistas (membros do projecto), que traduzem e corrigem coisas por pedidos para outros utilizadores ou wikis. Dado que isto é um wiki, também é um projecto de colaboração: podemos trabalhar juntos em grandes traduções e corrigir os erros dos outros.

Pequena história Edit

Our-story
Wikia Language Brigade 1 Year Anniversary01:50

Wikia Language Brigade 1 Year Anniversary

First anniversary video

Yatalu, quem tem um passatempo (exagerado?) pelos wikis noutras línguas, teve a ideia de começar um projecto de tradução da Wikia ao fim da primavera do 2013. Ela começou trabalhando nas predefinições WLB numa página externa o 4 de julho e transladou-as à Community Central. Semanas depois, dezenas de pessoas uniram-se à WLB, e o wiki foi fundado.

Graças aos blogues e outras promoções, o número de pessoas que se incorporaram foi alta, com 8 membros mais em só 24 horas. À medida que o projecto chegou aos 10 membros no dia seguinte, o wiki da Brigada de Idiomas também se fundou o 7 de julho como um local para as regras e supervisionar o projecto. Fizeram-se promoções através de chats e blogues, e o crescimento continuou ainda mais.

No último trimestre do 2013, a WLB chegou aos 100 “brigadistas” com falantes nativos nuns 25 idiomas. Membros da WLB e voluntários ajudaram a fazer um blogue em russo (Ivaristal), alemão (TheMaven), catalão (Piece enrik), chinês (SammyLau), polaco (Pio387) e italiano (TheMaster001).

Agora a Brigada de Idiomas da Wikia cumpriu um ano, o 5 de julho do 2014, o projeto cobre mais de 43 idiomas e tem mais de 150 membros. Ao redor deste mesmo tempo, o wiki converteu-se num wiki destacado na comunidade central alemã (2 de maio), recebeu um local na página principal da comunidade central espanhola (9 de julho) e recebeu um Spotlight para toda a comunidade em inglês.

Coisas para fazer Edit

A fazer pedidos Edit

Requests

Podes solicitar traduções e correcções de idiomas. As regras para as duas coisas encontram-se em Language Brigade Wiki:Request policy. As traduções e as correcções podem pedir-se já seja em forma individual ou nas páginas de pedidos. Tens de ler as instruções e fazer clique no botão para criar um novo pedido. É fácil!

Também é possível que um idioma tenha poucos brigadistas, que podes comprová-lo em Category:Brigadiers. Se é que este é o caso, pode que prefiras pedir ao tradutor ou tradutores de forma individual no seu mural de mensagens.

A juntar-te Edit

Join us
Wikia-Visualization-Main

Podemos sempre ter mais membros! Podes juntar-te nuns singelos passos:

  1. Procura o teu idioma em Category:Brigadiers
  2. Põe o teu nome e a informação nesta página.
    • Instruções mais detalhadas aqui: Join.
    • Encontra o teu domínio dos teus idiomas aqui: Babel.
  3. Faz o anterior para a cada idioma que saibas.
  4. Se quiseres, coloca uma das nossas predefinições no teu perfil.
  5. Comprova regularmente se há novos pedidos!

E evita este erro comum: não precisas falar vários idiomas para juntar-te. Bilingüismo ou multilingüismo é apreciado, mas és livre de unir-te se só falas um idioma para fazer pedidos de correcção ou páginas deste wiki, ajudar com o código ou outras coisas, ou simplesmente falar com os utilizadores aqui.

A traduzir/corrigir Edit

Quando traduzas ou corrijas, lembra-te que a qualidade que tens com o idioma tem de ser a melhor possível: enquanto estejas a traduzir/corrigir, será melhor a comunidade que ajudes. Com o bom trabalho não só és colocado numa posição mais alta aqui, senão que também na comunidade onde ajudaste. No(s) wiki(s) que representas, na WLB, e na mesma Wikia global. Podes pensar duma maneira muito idealista, mas muitos grãos de areia fazem uma praia, certo?

Alguns conselhos para uma boa tradução:

  • Não aceites pedidos que não queiras: uns outros podem estar mais motivados para esforçar-se com uma boa tradução.
  • A gramática e o conteúdo são mais importantes do que as traduções literais.
  • Com nível intermédio, é melhor separar as frases.
  • Se não estás familiarizado com o tema, pergunta ao utilizador que fez o pedido sobre as palavras que não tenhas a certeza.

Os pedidos de tradução podem-se encontrar em Translate:Requests, e os pedidos de correcção em Correct:Requests. Se quiseres filtrar só os pedidos em português, tens de ir a Portal:Português. Boa sorte!

A revisar Edit

Thank-you

Talvez queiras pôr a tua opinião sobre o projeto ou sobre a realização duma tradução individual, já seja que estejas satisfeito com os resultados ou não, na página de depoimentos.

As regras para a revisão que podem encontrar-se em Project:Review policy são bastante lógicas: menciona o que estás a revisar, explica as tuas opiniões positivas/negativas, e assina com o teu nome de utilizador. No entanto, nunca está a mais ler estas regras para estar seguro.

A recrutar Edit

É que queres fazer com que a gente saiba do nosso projeto? Sente-te livre de fazê-lo! Sempre queremos novos membros, mas também gostamos das petições extras (sem nada para fazer, voltar-nos-íamos preguiçosos).

Perguntas Edit

Ainda tens alguma pergunta sobre o nosso projeto que esta página não responde? Tens algumas opções:

Espero que isto te ajude e desfruta do teu tempo aqui :)

Ad blocker interference detected!