Fandom

Language Brigade Wiki

WLB/pt-br

< WLB

1,822pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
WLB 020

Quer saber mais sobre a Brigada de Idiomas da Wikia? Se sim, está no site correto! Aqui pode nos conhecer além de se informar mais sobre nossa história, tal como o que fazemos e no que poderia estar nos ajudando.

Informação Edit

Sobre o nome Edit

O nome, Wikia Language Brigade (Brigada de Idiomas da Wikia), foi inventado por Albugineous e é constituído de três partes:

  • Wikia – trabalhamos em Wikia: em nossa wikia e em sua wikia, em qualquer wikia que precise de ajuda.
  • Language – traduzimos e revisamos em todos os idiomas existentes.
  • Brigade – fazemos parte da brigada, uma equipe: muitas mãos tornam o trabalho mais fácil, e nossos colegas obterão vantagens.

Isso quer dizer que somos uma equipe de gente que trabalha na Wikia para ajudar a traduzir/corrigir qualquer idioma para melhorar as comunidades da Wikia.

Por outra parte, também é um projeto voluntário de nossos brigadistas (membros do projeto), que traduzem e corrigem coisas por pedidos para outros utilizadores ou wikias. Dado que isso é uma wikia que também é um projeto de colaboração: podemos trabalhar juntos em grandes traduções e corrigir os erros dos demais.

Pequena história Edit

Our-story
Wikia Language Brigade 1 Year Anniversary01:50

Wikia Language Brigade 1 Year Anniversary

First anniversary video

Yatalu, quem tem um passatempo (meio que exagerado?) pelas wikias de outras línguas, teve a ideia de começar um projeto de tradução da Wikia durante fim da primavera de 2013. Ela começou trabalhando nas predefinições WLB numa página externa em 4 de julho e as traduziu à Community Central. Semanas depois, dezenas de pessoas uniram-se à WLB, e a wikia foi fundada.

Graças aos blogues e outras promoções, o número de pessoas que se incorporaram foi alta, com 8 membros mais em apenas 24 horas. Na medida que o projeto chegou aos 10 membros no dia seguinte, a wikia da Brigada de Idiomas também foi fundada em 7 de julho como um local de regras e supervisão do projeto. Foram feitas promoções através de chats (bate-papos) e blogues, e o crescimento continuou ainda mais.

No último trimestre de 2013, a WLB chegou aos 100 “brigadistas” com falantes nativos de 25 idiomas. Membros da WLB e voluntários que ajudaram a fazer um blogue em russo (Ivaristal), alemão (TheMaven), catalão (Piece enrik), chinês (SammyLau), polonês (Pio387) e italiano (TheMaster001).

Agora a Brigada de Idiomas da Wikia cumpriu um ano que em 5 de julho do 2014, o projeto chegou a cobrir mais de 43 idiomas e tem mais de 150 membros. Ao redor deste mesmo tempo, a wikia ficou destacada na comunidade central alemã (em 2 de maio). Recebeu um lugar na página principal da comunidade central espanhola (em 9 de julho) e recebeu um Spotlight para toda a comunidade em inglês.

Coisas para fazer Edit

Fazendo pedidos Edit

Requests

Você pode solicitar traduções e correções de idiomas. As regras para as duas coisas se encontram em Language Brigade Wiki:Request policy. As traduções e as correções podem ser feitas nas páginas de pedidos. É necessário ler as instruções e clicar no botão para criar um novo pedido – é fácil!

Também é possível que um idioma tenha poucos brigadistas, o que está comprovado em Category:Brigadiers. Se esse for o caso, você pode pedir ao tradutor ou tradutores de forma individual no mural de mensagens.

Junte-se! Edit

Join us
Wikia-Visualization-Main

Podemos sempre ter mais membros! Para fazer parte de nós leia o que está escrito abaixo:

  1. Procure seu idioma em Category:Brigadiers
  2. Coloque seu nome e a informação nessa página.
    • Clique para mais instruções detalhadas aqui: Join.
    • Encontre seu domínio de seus idiomas aqui: Babel.
  3. Faça o anterior para a cada idioma que você saiba.
  4. Se quiser, coloque uma de nossas predefinições em seu perfil.
  5. Comprove regularmente se há novos pedidos!

Evite cometer esse simples erro: não se juntar por não falar falar vários idiomas. Embora o bilinguismo ou o multilinguismo é apreciado, sinta-se livre para se juntar se você apenas fala um idioma, caso haja algum pedido de correção ou páginas dessa wikia para serem corrigidas, ajudar com o código ou outras coisas, ou simplesmente falar com os usuários daqui.

Traduzindo/corrigindo Edit

Quando traduzir ou corrigir, lembre que a qualidade do idioma tem que ser a melhor possível: enquanto estiver traduzindo/corrigindo, será melhor que a comunidade ajude você. Com o bom trabalho, você não só é colocado em uma posição melhor aqui, mas como também na comunidade que você ajudou. Na(s) wikia(s) que você representa como a WLB e a própria Wikia global. Pode pensar da maneira como bem entende, porém, com muitos grãos de areia é possível construir uma praia. Certo?

Alguns conselhos para uma boa tradução:

  • Não aceite pedidos que não deseje: outros podem estar mais motivados para uma boa tradução.
  • A gramática e o conteúdo são mais importantes do que as traduções literais.
  • Com nível intermédio ou inferior, é melhor separar as frases.
  • Se você não estiver familiarizado com o tema, pergunte ao usuário que fez o pedido sobre as palavras que não tenha a certeza.

Os pedidos de tradução são encontradas em Translate:Requests, e os pedidos de correção em Correct:Requests. Caso queira somente pedidos em português, vá em Portal:Português. Boa sorte!

Revisando Edit

Thank-you

Você talvez queira pôr sua opinião sobre o projeto ou sobre a realização de uma tradução individual, já seja que esteja satisfeito com os resultados ou não, na página de depoimentos.

As regras da revisão que podem se encontrar em Project:Review policy são bastante lógicas: mencione o que você está revisando, explique suas opiniões positivas/negativas, e assine com seu nome de usuário. Porém você estará seguro caso leia as regras.

Recrutando Edit

Quer fazer que a gente saiba de nosso projeto? Sinta-se livre para fazê-lo! Sempre queremos novos membros, mas também gostamos das petições extras (sem nada para fazer, nós iríamos nos voltar preguiçosos).

Perguntas Edit

Você ainda tem alguma pergunta sobre nosso projeto que esta página não responde? Tem algumas opções:

Espero que isso ajude você e desfrute de seu tempo aqui :)

Ad blocker interference detected!